Kaamuz – 4ª Menção Honrosa “Equilíbrio”


Kaamuz é o pseudónimo artístico de Carlos Oliveira.

Nascido no início da década de 80 em Esmoriz (Ovar), muito cedo começou a desenvolver um gosto por banda desenhada e desenhos animados, sendo que começou a fazer os primeiros esquiços das suas personagens favoritas ainda antes de entrar na escola primária.

Ao longo do seu desenvolvimento foi estudando e aprendendo mais sobre desenho e em meados de 1999 destacou-se como um dos vencedores do Concurso de Banda Desenhada de Matosinhos. Foi também por esta altura que participou em alguns workshops de animação liderados por pessoas ligadas à organização do Cinanima.

Pouco depois, entre 2000 e 2004 tirou a sua licenciatura em Design Multimedia e entre as aulas e o desenvolvimento da sua paixão pela ilustração ainda deu alguns passos na produção e co-realização de algumas curtas metragens de ficção juntamente com colegas que mais tarde se consolidaram como a produtora de audiovisual Lobby Productions.
Perto do final do curso foi também eleito como um dos representantes da categoria de Banda Desenhada na Amostra Jovens Criadores de 2003, com um trabalho chamado “Capricho – o sonho depois do pesadelo”.

Em meados de 2004 entrou como Designer Multimedia para o Bloco Gráfico/Centro Multimedia da Porto Editora, onde desenvolveu imensos recursos ilustrados e animados para um projecto designado de Escola Virtual, até ao ano de 2019, quando deixou de pertencer à Empresa.

Pelo meio, Carlos destacou-se como vencedor de um concurso mundial promovido pela banda norte-americana Incubus, onde acabou com o seu videoclip animado eleito como o vídeo oficial para a música “Dig” (do álbum Light Grenades, de 2006), e também desenvolveu a sua primeira série de desenhos animados em 2015, “The Luny and Milky Show”, publicada no Youtube.

Actualmente encontra-se a trabalhar como ilustrador e animador freelancer, ao mesmo tempo que desenvolve novos projectos.

Outros Vencedores


comments