Olá Pessoal!!!

A Ilustração Contemporânea Portuguesa teve a enorme alegria de poder entrevistar o ilustrador português João Vaz de Carvalho enquanto decorreu o evento “Conversas Sobre Nós” em Torres Novas em 2015, no qual decorreu a exposição “O Carnaval dos Animais” e divulgou o seu trabalho ilustrativo!

João Vaz de Carvalho nasceu em 1958, no Fundão. Desde cedo revelou grande interesse pelas artes visuais.

“A casa do meu avô era enorme e no quintal, cheio de cerejeiras, fartei-me de brincar com os meus irmãos. Havia os bichos simpáticos – cães, gatos, coelhos, galinhas e pintaínhos, e pardais que tinham o dom de adocicar as ginjas – e havia os antipáticos – aranhas gordas, lagartas peludas, minhocas enormes, escaravelhos da batata, bonitos, às riscas, que faziam mal às ditas. Nos Invernos era a neve, causadora de insónias, pois tinha o mau costume de cair à noite e o som da neve a cair não se pode imaginar, tem que se escutar. Lembro-me dos pêssegos e das paisagens que a minha mãe ainda hoje pinta. Lembro-me da paixão pela música do meu pai. E da do meu avô que tinha a forma de uma banda. Encostado ao balcão da loja de solas e cabedais de que recordo ainda hoje aquele cheiro característico, copiava músicas dias a fio, com esferográficas BIC, azuis e vermelhas, para bandas inteiras. Já tarde percebi de que forma perdurável todas essas e outras emoções me tinham marcado” – João Vaz de Carvalho

Autodidata, é na cidade de Coimbra, no início da década de oitenta que começa a trabalhar em desenho, pintura e cerâmica na oficina de mestre Vasco Berardo.

Já em Lisboa, a partir de 1987 dedica-se em exclusivo primeiro à pintura e logo depois também à ilustração. Obtém em 1988 a primeira encomenda de ilustração para a revista Marie Claire.

O humor e o nonsense são essenciais no seu trabalho, sendo a construção dos desenhos uma das etapas que considera mais empolgantes do seu processo de trabalho.Vive e trabalha na Parede.

Realizou dezenas de exposições em colaboração com inúmeras galerias e participou em vários projectos e feiras de arte contemporânea. Trabalha regularmente com a Galeria Trema – Arte Contemporânea.

Na qualidade de ilustrador, colaborou com a maior parte dos títulos da imprensa portuguesa e ilustra livros para os mais novos tanto em Portugal como no estrangeiro. Entre os prémios recebidos destacam-se: 1º Prémio Ilustrarte 2005, Bienal Internacional de Ilustração para a Infância; 2 Diplomas dos Prémios Visual 2008, Espanha; 45rd The Golden Pen of Belgrade Award 2009, Sérvia; 1º Prémio da Crítica do Calendario Duemila 2011, Cremona, Italia; 1º Prémio de Caricatura World Press Cartoon 2011, Sintra; Award of Excellence of Communication Arts 2012, EUA; Prémio Winner da Creative Quarterly 2012, EUA. Prémio Runner-Up da Creative Quarterly 2012, EUA, e continua a juntar prémios, exposições, livros ilustrados e destaques do seu trabalho até aos dias de hoje.

Saibam mais sobre o seu trabalho em:

http://www.jvazcarvalho.com/

Facebook João Vaz de Carvalho


comments