Já ouviram falar da Agência de Arte Laissez Faire?
Trata-se de uma agência que pretende dinamizar e desenvolver actividades de produção e exibição, incidindo nas áreas do Desenho, Escultura, Fotografia e Pintura.
A Ilustração Contemporânea Portuguesa criou uma parceria com a Agência Laissez Faire que assenta na divulgação de trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pelos artistas que a representam, sobretudo na área de ilustração.
Neste sentido, divulgamos aqui a primeira referência desta agência com alguns dos trabalhos ilustrativos de Constança Araújo Amador, com o tema “Greguerías”:
“As 50 ilustrações que fazem parte do projecto Greguerías têm por base um trabalho teórico prático que reflete a passagem da metáfora literária à metáfora visual através do resultado de um trabalho de ilustração de autor, tendo como objecto de estudo, as Greguerías, de Ramón Gómez de la Serna (Madrid, 3 de Julho de 1888 – Buenos Aires, 12 de Janeiro de 1963).
A investigação está a ser o tema para a dissertação do mestrado em Ilustração e Animação (Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, Barcelos, Portugal) sob a orientação da Professora Doutora Paula Tavares e coorientação da Mestre Marta Madureira.
As Greguerías são – pela definição do escritor – o resultado da soma entre a metáfora e o autor.”
Os olhos são as oveiras dos olhares.
18 x 25, 5 cm
Aguarela e tinta-da-china s/papel
Aquele retrato olhava e parecia falar. Só lhe faltava tossir.
18 x 25, 5 cm
Aguarela e tinta-da-china s/papel
No limbo todos os dias são Domingo.
12 x 18,5 cm
Aguarela e caneta s/papel
Na noite gelada cicatrizam todos os charcos.
18 x 25, 5 cm
Aguarela, caneta e tinta-da-china s/papel
Fazia tanto frio naquela noite que vi o céu espirrar estrelas.
12,5 x 18 cm
Caneta e tinta-da-china s/papel
Só o poeta tem relógio de lua.
18 x 25, 5 cm
Aguarela e tinta-da-china s/papel
É comovente nas óperas ver que, quando choraminga a que canta, todo o coro a consola.
18 x 25, 5 cm
Aguarela e tinta-da-china s/papel
Franzimos o sobreolho porque queremos agarrar com pinças um grande pensamento que se nos escapa.
18 x 25, 5 cm
Aguarela e tinta-da-china s/papel
Quem é a Constança?
Constança Araújo Amador nasce em 1984. Licenciada em Artes Plásticas – Pintura, pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, finalizou o seu curso no âmbito do programa Socrates‐Erasmus em Praga, República Checa, na Akademie Vytvarnch Umeniv Praze (AVU). Pós-Graduada em Gestão Cultural pela Universidade Portucalense Infante D. Henrique do Porto. Actualmente, encontra-se a frequentar o Mestrado em Ilustração e Animação no Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, em Barcelos. Desenvolve o seu trabalho artístico nas áreas da Pintura, do Desenho e da Ilustração. Desde 2006 participa em exposições e realiza workshops e apresentações sobre ilustração em escolas.
Curiosos sobre esta agência? Visitem mais trabalhos aqui!