Exposição “Life: A Big Mexican Soap Opera” de Mariana a Miserável, com convidado especial Flávio Rodrigues com a sua performance RARA, na Ó!galeria no Porto, sábado dia 21 de setembro pelas 16:00, patente até 16 de outubro.

“Life: A Big Mexican Soap Opera

Na tradição dos grandes clássicos televisivos mexicanos, os quais, em boa verdade, ninguém viu, mas que regem o imaginário colectivo numa sociedade emocionalmente retraída, Mariana, a Miserável, apresenta-­‐nos, em Life: A Big Mexican Soap Opera, as bases fundamentais para o acontecimento da vida. Assim, a cavalo num bife e com um ovo na mão, Mariana dirige-­‐se infinitamente para o erro, explorando ao máximo as probabilidades de fuga à felicidade suportável que porá fim à sua cavalgada.

Observadora por obra e graça de vivências miseráveis, facilmente se apercebeu da tragicidade inerente à acoplagem de um pão com manteiga e de umshot de tequila na mesma frase. Pressentindo nessa conclusão a ameaça do caos televisivo, e antes que tenha de começar a pensar em português e a expressar-­‐se em espanhol e inglês, decide partilhar connosco um conjunto de recomendações percentuais nascidas da sua experiência Beckettiana (100% erro = 100% erro). Sim, porque em tempo de crise as emoções são difíceis de (di)gerir (daí a tequila), e para miserável, que haja apenas uma, a Mariana.”

“RARA de Flávio Rodrigues

Para o desenvolvimento dos meus projectos, interesso-me por abordagens autobiográficas.
A autobiografia é o “label” que utilizo com mais frequência como forma de dar uma definição: eu acredito nesta subjectiva possibilidade. Não tenho qualquer fascínio pelo passado, tão pouco pelo futuro. As minhas tentativas apontam para um presente próximo. A cultura pop é o meu lugar preferido: tenho dormido ao lado de Miley Cyrus, ao lado de Nicki Minaj, Christina Aguilera, Rihanna. As propostas cinematográficas Bling Ring de Sofia Coppola ou Spring Breakers de Harmony Korine, levam-me a um lugar maravilhoso: o twerk manhoso, os grills, a cara de pu$$y, o unicórnio cor-de-rosa, pistolas douradas, paisagens instagram, dinheiro fácil, utopias paradisíacas… e no meio de tudo isto, eu estou lá, sentado a observar.
Este observador, ao qual dei o nome de RARA, vai estar na Ó! Galeria, só para vos dizer um adeus: com muito amor e carinho. Contudo, não é uma despedida, não planeio uma mudança significativa, aliás, não planeio mudanças, é só um adeus. ” Perfomance das 14 às 19h00.

Página do evento: https://www.facebook.com/events/202635879907281/?ref=22


comments